• Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

VOTE 23444

DIEGO GUIMARÃES

Coligação Cuiabá para Pessoas

Podemos - Cidadania - PSC
CNPJ: 38.735.456/0001-72

® 2020 Por Coningham & Siqueira

Cuiabá precisa de bons políticos.

Vote em Diego Guimarães 23444.

Diego homenageia bombeiros que participaram das missões humanitárias em Brumadinho e Moçambique

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso foi homenageado durante uma sessão solene, realizada nesta quarta-feira (03.07), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá. O vereador Diego Guimarães (Progressistas) concedeu moção de aplauso pelo heroísmo, bravura e serviços prestados pelos profissionais que participaram de missões humanitárias em Brumadinho (Minas Gerais) e Moçambique.


“Um dos primeiros sonhos da vida de todo garoto, e eu falo por eles, é o de ser bombeiro. Quem nunca na infância brincou de ser bombeiro ou sonhou em usar o seu corpo e os seus talentos para salvar vidas? Eu pude participar de um projeto humanitário no Iraque há alguns anos e tive apenas um vislumbre do que é a rotina de doação diária desses profissionais”, afirmou o vereador.


Segundo Diego, a profissão de bombeiros é uma das mais nobres que existe e refletem princípios que deveriam ser estendidos a toda a sociedade. “A profissão reflete a maior lição de Jesus, amar o próximo como a ti mesmo, mesmo que custe a própria vida. O que vocês fizeram em Brumadinho e em Moçambique é algo inigualável. Muito mais do que salvar vidas, levaram esperança.”


Após o desastre ambiental com a barragem de Brumadinho, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso se colocou à disposição da população, trabalhando em diversas frentes de trabalho, incluindo a busca de desaparecidos no soterramento, por meio dos cães farejadores. Os comandantes gerais estavam em contato compartilhando informações estratégicas da logística desta operação, que ainda não foi encerrada.


Com mais 40 mil ocorrências realizadas e 5 mil vidas resgatadas em 2019, o Corpo de Bombeiros do Estado tem uma atuação relativamente recente com o Núcleo de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, que funciona desde 2016, porém já se destaca no país.


Por conta disso, os cães Sheron, Kiara, Milica, Kendra, Mel e Luke, juntamente com os seus responsáveis, também foram lembrados.


O coronel Alessandro Borges Ferreira agradeceu a homenagem. “Nós executamos as nossas atividades sem a preocupação de ter esse reconhecimento, mas é sempre muito bom recebê-lo, pois é uma indicação de que estamos no caminho certo, fazendo a nossa atividade com eficiência. Isso relembra o nosso juramento, que explicita bem que a nossa missão é trabalhar para o nosso próximo”.


O major Rafael Ribeiro Marcondes, que participou da missão em Brumadinho, é um dos precursores do trabalho com cães no Estado. Ele também estendeu o agradecimento aos familiares. “Nós sempre dizemos que o Corpo de Bombeiros é como se fosse uma família, no caso dos cães isso é ainda mais forte, pois os levamos para dentro dos nossos lares. É muito mais do que um trabalho”, concluiu,


MOÇAMBIQUE


Além dos profissionais que atuaram em Brumadinho, a Corporação mato-grossense também conta com membros que integraram a Força Natural durante a missão realizada em Moçambique, após a passagem do Ciclone Idai.


Um dos participantes foi o sargento Rivanei Alves de Araújo. “Nós atuamos tanto na distribuição de alimentos, reconstrução de abrigos e cenários, bem como no auxílio a população. Não é fácil! Em situações como essa somos expostos ao extremo, passamos fome, frio, estamos expostos a qualquer tipo de adversidade, mas nessas horas sempre lembramos do nosso lema - Vidas alheias e riquezas salvar”.